Microsoft Adquire Bethesda por U$ 7,5 bilhões

A Comissão Europeia aprovou o acordo de US $ 7,5 bilhões da Microsoft para adquirir a ZeniMax Media, empresa controladora do estúdio Doom e Fallout Bethesda Softworks.

O negócio da Microsoft foi aprovado pela UE sem condições, uma vez que “não levanta sérias dúvidas quanto à sua compatibilidade com o mercado comum”. A aquisição exigiu a aprovação da UE antes que a Microsoft pudesse finalizar o acordo com a Bethesda e trazer futuros jogos para sua assinatura do Xbox Game Pass.

“A Comissão concluiu que a aquisição proposta não levantaria problemas de concorrência, dada a posição limitada de mercado da entidade, combinada a montante e a presença de fortes concorrentes na distribuição de videogames”, diz o comunicado da Comissão Europeia. “A transação foi examinada sob o procedimento normal de revisão da fusão.”

Assim que o negócio for totalmente fechado, a lista de estúdios originais da Microsoft saltará para 23, após a adição de subestúdios da Bethesda, como o desenvolvedor de: Dishonored Arkane, o estúdio de Wolfenstein MachineGames, o fabricante de Doom id Software e o estúdio The Evil Within Tango Gameworks.

A Microsoft parece estar planejando manter a Bethesda funcionando separadamente, com sua liderança existente. Essa abordagem parece ter funcionado para Mojang, LinkedIn e GitHub, que continuaram a funcionar separadamente depois que a Microsoft os adquiriu.

Por que a Microsoft comprou a Bethesda por US $ 7,5 bilhões?

A Microsoft anunciou originalmente seus planos de adquirir a Bethesda em setembro, prometendo honrar os compromissos de exclusividade do PS5 para Deathloop e GhostWire: Tokyo. Jogos como The Elder Scrolls: Online também “continuarão a ter suporte exatamente como antes”.

O modo como a Microsoft lida com os futuros títulos da Bethesda será analisado “caso a caso”, de acordo com comentários do chefe de jogos da Microsoft, Phil Spencer, em Setembro.

Ainda não está claro como a Microsoft planeja lidar com o épico espacial Starfield.

A Microsoft pode nem mesmo ter que lançar futuros jogos Bethesda exclusivamente no Xbox. Apenas tê-los no primeiro dia no Xbox Game Pass pode ser um atrativo grande o suficiente para os jogadores se inscreverem.

Phil Spencer, também questionou a viabilidade de acordos de exclusividade para jogos recentemente e, os planos da Microsoft para o Xbox estão concentrados no Xbox Game Pass e no streaming de jogos do xCloud, alcançando milhões de pessoas.

Na verdade, a Microsoft está planejando delinear seus planos para o Xbox ainda este mês. Há rumores de que um evento acontecerá em 23 de março e pode ser uma oportunidade ideal para a Microsoft discutir o futuro da Bethesda, xCloud no iOS e seus planos para o Xbox Game Pass.